Rafael Fernandes

São Paulo, São Paulo, Brazil
Professor efetivo da rede pública do Estado de São Paulo na escola Dr. Carlos Augusto de Freitas Villalva Jr. Atualmente Conselheiro Estadual da APEOESP - Sindicato dos professores do Estado de São Paulo - Regional Sudeste Centro.

quinta-feira, 18 de agosto de 2011

Trabalho Bimestral de Compensação de Conteúdos - Segundos Anos

A nova cara do Brasil - resultados do CENSO 2010

"A população ( população absoluta) do Brasil alcançou a marca de 190.755.799 habitantes na data de referência do Censo Demográfico 2010 (noite de 31 de julho para 1º de agosto de 2010). A série de censos brasileiros mostra que a população experimentou sucessivos aumentos em seu contingente, tendo crescido quase vinte vezes desde o primeiro recenseamento realizado no Brasil, em 1872, quando tinha 9.930.478 habitantes. A década de 1940, predominavam altos níveis de taxa de fecundidade e mortalidade no País. Com a diminuição desta última em meados dos anos 1940 e a manutenção dos altos níveis de fecundidade, o ritmo do crescimento populacional brasileiro evoluiu para quase 3,0% ( período da explosão demográfica brasileira ) ao ano na década de 1950. No começo dos anos 60, os níveis de fecundidade começaram lentamente a declinar, queda que se acentuou na década seguinte. Esse fato fez com que as taxas médias geométricas de crescimento anual da população subsequentes também caíssem. Em comparação com o Censo 2000, a população do Brasil apresentou um crescimento relativo de 12,3%, o que resulta em um crescimento médio geométrico anual de 1,17%, a menor taxa observada na série em análise:


As regiões mais populosas foram a Sudeste (com 42,1% da população brasileira), Nordeste (27,8%) e Sul (14,4%). Norte (8,3%) e Centro-Oeste (7,4%) continuam aumentando a representatividade no crescimento populacional, enquanto as demais regiões mantêm a tendência histórica de declínio em sua participação nacional.
Os estados mais populosos do Brasil – São Paulo, Minas Gerais, Rio de Janeiro, Bahia, Rio Grande do Sul e Paraná – concentram, em conjunto, 58,7% da população total do País. São Paulo é o estado com a maior concentração municipal de população, onde os 32 maiores municípios (5,0%) concentram quase 60,0% dos moradores do estado. A menor concentração acontece no Maranhão, onde a população dos 11 maiores municípios, que também representam cerca de 5,0%, corresponde a 35,4% do total do estado."
Observe no mapa a seguir, quais as áreas mais densamente povoadas e quais as áreas de maiores vazios demográficos do país. Não houve mudanças consideráveis na distribuição da população brasileira de 2000 até hoje .

Regiões Norte e Centro-Oeste apresentam maior crescimento populacional
Entre 2000 e 2010, o crescimento populacional não se deu de maneira uniforme entre as Grandes Regiões e Unidades da Federação. As maiores taxas médias geométricas de crescimento anual foram observadas nas regiões Norte (2,09%) e Centro-Oeste (1,91%), onde a componente migratória e a maior fecundidade contribuiram para o crescimento diferencial. As dez Unidades da Federação que mais aumentaram suas populações em termos relativos se encontram nessas duas regiões, com destaque para Amapá e Roraima, que apresentaram um crescimento médio anual de 3,45% e 3,34%, respectivamente. As regiões Nordeste (1,07%) e Sudeste (1,05%) apresentaram um crescimento populacional semelhante. A região Sul (0,87%), que desde o Censo de 1970 vinha apresentando crescimento anual de cerca de 1,4%, foi a que menos cresceu, influenciada pelas baixas taxas observadas no Rio Grande do Sul (0,49%) e no Paraná (0,89%).

Fonte: Sinopse Censo 2010 IBGE

Atividade abaixo poderá ser realizada em dupla e entregue até o dia 23/09/2011

Conceitue os termos técnicos demográficos assinalados em vermelho
1)Explique o que aconteceu no Brasil ,em termos de crescimento populacional , entre as décadas de 40 e 60 aproximadamente. Aponte causas e consequencias para a ocorrência desse processo.
2) Explique quais as razões do declínio do crescimento populacional do Brasil a partir da decada de 70?
3)Que previsões, quanto ao crescimento populacional, você faria para o Brasil nas próximas décadas ?
4)Quais as áreas de maiores densidades demográficas no país? Apresente motivos que justifiquem a ocorrência desse fenômeno.
5)Quais as áreas de vazios demográficos no Brasil ? Apresente motivos que justifiquem a ocorrência desse fenômeno.
6)Que regiões brasileiras atualmente apresentam maior crescimento populacional percentual ? Por quais razões apresentam esses indicadores?
7)Explique  por quais razões as regiões mais populosas do país são também as de menor crescimento percentual atualmente.
  
Atividade complementar - Redação individual que deverá ser entregue até o dia 23/09/2010
Faça uma redação de no mínimo 20 linhas com o tema: "A evolução demográfica brasileira" abordando sobre o histórico dessa evolução e sobre as tendências para o futuro.

Um comentário:

Seguidores