Rafael Fernandes

São Paulo, São Paulo, Brazil
Professor efetivo da rede pública do Estado de São Paulo na escola Dr. Carlos Augusto de Freitas Villalva Jr. Atualmente Conselheiro Estadual da APEOESP - Sindicato dos professores do Estado de São Paulo - Regional Sudeste Centro.

segunda-feira, 29 de junho de 2015

Habilidades e Competências - Reposição de conteúdos - Segundo Ano E.M. - 2015



Habilidades e competências a serem desenvolvidas durante a Reposição de Conteúdos referente ao 2ºano do Ensino Médio

          
            1º bimestre / 2º Bimestre

·    Identificar e compreender as fases de industrialização do Brasil;
·   Conceituar industrialização retardatária ou tardia aplicando seu significado e consequências para o caso brasileiro;
·   Identificar a concentração industrial no Sudeste e os diferentes significados de descentralização e desconcentração industrial;
·   Visualizar a distribuição da atividade industrial no Estado de São Paulo por eixos de industrialização;
·   Ler e produzir textos contínuos (narrativas, textos expositivos e descritivos) sobre os circuitos da produção agropecuária no Brasil;
·   Relacionar o conceito de modernização conservadora com o desenvolvimento da produção agropecuária, associando-o à expropriação de trabalhadores rurais de suas terras;
·   Compreender a organização da produção na agricultura brasileira e as relações de trabalho;
·   Sistematizar informações e expressá-las oralmente sobre os impactos sociais e ambientais do agronegócio, a estrutura fundiária brasileira e a expansão da fronteira agrícola na Amazônia.
·   Ler e interpretar mapas sobre a rede e a hierarquia urbana brasileira;
·   Identificar e associar conceitos a mapas que retratam as relações entre as cidades brasileiras;
·   Compreender as fases da expansão urbana no Brasil, identificando fatores geográficos, econômicos, políticos e tecnológicos;
·   Visualizar o contraste entre os esquemas de rede urbana clássico e o atual, aplicando-o para o caso brasileiro;
·   Identificar as regiões metropolitanas do Brasil e seus principais problemas;
·   Compreender o conceito de segregação sócio-espacial por meio de dados estatísticos, textos, charges e vídeo, aplicando-o para a leitura da realidade próxima e distante;
·  Compreender a classificação das cidades globais;
·  Identificar e ponderar os efeitos econômicos e sociais da revolução da informação no espaço intraurbano das cidades brasileiras.

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