Habilidades e competências a serem desenvolvidas durante a Reposição de Conteúdos referente ao 2ºano do Ensino Médio |
1º bimestre / 2º Bimestre
· Identificar e
compreender as fases de industrialização do Brasil;
· Conceituar
industrialização retardatária ou tardia aplicando seu significado e
consequências para o caso brasileiro;
· Identificar a
concentração industrial no Sudeste e os diferentes significados de
descentralização e desconcentração industrial;
· Visualizar a
distribuição da atividade industrial no Estado de São Paulo por eixos de
industrialização;
· Ler e produzir
textos contínuos (narrativas, textos expositivos e descritivos) sobre os
circuitos da produção agropecuária no Brasil;
· Relacionar o
conceito de modernização conservadora com o desenvolvimento da produção
agropecuária, associando-o à expropriação de trabalhadores rurais de suas
terras;
· Compreender a
organização da produção na agricultura brasileira e as relações de trabalho;
· Sistematizar
informações e expressá-las oralmente sobre os impactos sociais e ambientais
do agronegócio, a estrutura fundiária brasileira e a expansão da fronteira
agrícola na Amazônia.
· Ler e
interpretar mapas sobre a rede e a hierarquia urbana brasileira;
· Identificar e
associar conceitos a mapas que retratam as relações entre as cidades
brasileiras;
· Compreender as
fases da expansão urbana no Brasil, identificando fatores geográficos,
econômicos, políticos e tecnológicos;
· Visualizar o
contraste entre os esquemas de rede urbana clássico e o atual, aplicando-o
para o caso brasileiro;
· Identificar as
regiões metropolitanas do Brasil e seus principais problemas;
· Compreender o
conceito de segregação sócio-espacial por meio de dados estatísticos, textos,
charges e vídeo, aplicando-o para a leitura da realidade próxima e distante;
· Compreender a
classificação das cidades globais;
· Identificar e
ponderar os efeitos econômicos e sociais da revolução da informação no espaço
intraurbano das cidades brasileiras.
|
Um pouco mais sobre essa disciplina tão fascinante vocês encontram por aqui, com ferramentas que permitirão que todos construam e reconstruam suas visões de mundo... Preparem-se! Boa viagem!
Rafael Fernandes
- Rafael Fernandes
- São Paulo, São Paulo, Brazil
- Professor efetivo da rede pública do Estado de São Paulo na escola Dr. Carlos Augusto de Freitas Villalva Jr. Atualmente Conselheiro Estadual da APEOESP - Sindicato dos professores do Estado de São Paulo - Regional Sudeste Centro.
segunda-feira, 29 de junho de 2015
Habilidades e Competências - Reposição de conteúdos - Segundo Ano E.M. - 2015
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário