Rafael Fernandes

São Paulo, São Paulo, Brazil
Professor efetivo da rede pública do Estado de São Paulo na escola Dr. Carlos Augusto de Freitas Villalva Jr. Atualmente Conselheiro Estadual da APEOESP - Sindicato dos professores do Estado de São Paulo - Regional Sudeste Centro.

segunda-feira, 29 de junho de 2015

Ficha de Estudos - 2º E.M - 1.Industrialização brasileira - Entrega até 21/08



Verificação de Aprendizagem – Industrialização Brasileira

Esta atividade deverá ser realizada individualmente, entregue por escrito até o dia 21/08/2015. Necessário conter perguntas e respostas.


1.Relacione a crise na Bolsa de Nova Iorque de 1929 com o desenvolvimento industrial brasileiro.
2.Quais acontecimentos contribuíram para o desenvolvimento industrial brasileiro no governo de Getúlio Vargas  ? 
3.Quais acontecimentos contribuíram para a industrialização brasileira no governo de Juscelino Kubitschek ?
4.Comentando o Plano de Metas, Luiz Orenstein e Antonio Carlos Sochaczewski, em seu artigo “Democracia com desenvolvimento: 1956-1961” (In: ABREU, Marcelo Paiva de (org.). A Ordem do progresso: cem anos de política econômica republicana, 1889-1989.),  afirmam:  “O Governo Kubitschek caracterizou-se pelo integral comprometimento do setor público com uma explícita política de desenvolvimento. Os diagnósticos e projeções da economia brasileira, empreendidas de forma sistemática desde o final da Segunda Guerra Mundial, desembocaram na formulação do Plano de Metas que constituiu o mais completo e coerente conjunto de investimentos até então planejados na economia brasileira.”
a) Mencione três resultados obtidos em decorrência da implementação do Plano e explique seu impacto subseqüente na estrutura da economia brasileira.
b) Analise o desempenho da economia brasileira nesse período no tocante ao crescimento e à evolução da inflação.
5.Nos países de industrialização tardia, tais como Brasil e México, a indústria se desenvolveu primeiramente pela substituição de importação de bens de consumo corrente, como vestuário e calçados, necessitando, para isso, importar as máquinas utilizadas em seus processos produtivos. Nesses casos, a população se urbanizou em poucas décadas, as atividades urbanas tornaram-se as maiores empregadoras de mão de obra e a agricultura deixou de ser o setor mais dinâmico da economia. Todavia, o setor agrícola continuou a ser de importância econômica vital durante a industrialização desses países, pois precisou modernizar-se para criar condições que viabilizassem a própria industrialização e urbanização. Com base nisso e nos conhecimentos sobre os processos de industrialização tardia, comente, num texto de 8 a 10 linhas, pelo menos três condições necessárias à industrialização que só podem ser criadas a partir da modernização da agricultura.
6.Indique quais fatores contribuíram para a instalação das primeiras indústrias na região Sudeste no início do século XX.
7.No começo da década de 1960 o Brasil passou por um conturbado período político que culminou com o golpe militar de 1964. No governo militar, o período entre 1967 e 1973 ficou conhecido como "milagre econômico brasileiro", quando atingimos a oitava posição mundial em PIB e o primeiro lugar entre as nações subdesenvolvidas ou periféricas. Comente sobre esse período, tendo como foco a indústria brasileira. 
8.Os anos 1990 foram marcados pela globalização econômica mundial, pela política neoliberal e pelas crises econômicas em países emergentes, como o Brasil. Quais foram as consequências disso para as indústrias brasileiras ? 
9.


A fabricação de veículos automotores no Brasil, especialmente a de automóveis, concentrou-se basicamente no Estado de São Paulo, até a década de 1980. A partir da década de 1990, houve uma redistribuição espacial das montadoras de automóveis no país.
Considerando as informações acima, aponte duas razões que favoreceram essa redistribuição das montadoras no território brasileiro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seguidores