Rafael Fernandes

São Paulo, São Paulo, Brazil
Professor efetivo da rede pública do Estado de São Paulo na escola Dr. Carlos Augusto de Freitas Villalva Jr. Atualmente Conselheiro Estadual da APEOESP - Sindicato dos professores do Estado de São Paulo - Regional Sudeste Centro.

quarta-feira, 17 de agosto de 2011

África uma história rejeitada

O lugar que, por cúmulo da ironia, teve início a história humana - conforme inúmeros dados científicos hoje comprovados - viria a se tornar um continente sem história própria.
 
O vídeo " África uma história rejeitada" procura nos mostrar um novo ponto de vista

Encerradas na obscuridade desde os tempos medievais, as espetaculares ruínas do outrora deslumbrante reino do Grande Zimbábue, na África meridional, impuseram um dilema espinhoso aos ocupantes brancos, que diziam ter "descoberto" a região há apenas cem anos.

Recusando-se a acreditar que as maciças muralhas rochosas finamente esculpidas pudessem ser produto de uma cultura nativa, os experts brancos, ávidos por reivindicar a terra para os europeus, creditavam a antiga cidade seja a quem fosse, desde os nômades fenícios até a bíblica Rainha de Sabá.

Assim agindo, deram início a uma longa e insidiosa tradição européia de interpretação deliberadamente errônea do passado da África.

O vídeo mostra que na costa de Suaili jazem esquecidas, soterradas por séculos de indiferença, cidades nas quais um fabulosamente rico comércio de ouro e madeira prosperou até o século 16.

IMPERDÍVEL!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seguidores